Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

Loudness começa a ser cobrado a partir de 12 de julho

A tão falada “loudness war” a guerra do volume está chegando ao fim.
A partir de 12 de julho entra em vigor a regra que estabelece o controle do áudio entre as programações e os intervalos comerciais das emissoras de televisão que operam no sistema digital.  A Abert encaminhou às suas associadas uma série de orientações técnicas para o cumprimento da norma.

De acordo com a regra do chamado loudness, o áudio entre os programas e os anúncios publicitários deve ser padronizado de forma que a sua variação não ultrapasse 2 LU.
A assessora de Tecnologia da Abert, Monique Cruvinel, explica o que as emissoras devem fazer para se adequarem à legislação do loudness. De acordo com ela, a emissora de TV deve adquirir um aparelho que realiza a medida, mas isso não é o suficiente.


“O controle da medida de loudness não é simples, não é imediato. Um técnico deverá acompanhar a entrada da programação e dos comerciais, em um trabalho contínuo, até que toda a grade esteja adequada ao limite estabelecido”, explica.
Para dar continuidade à normatização, a portaria institui um grupo de trabalho com a função de revisar os seus parâmetros técnicos e, juntamente com a Anatel, definir uma metodologia de medição para fins de fiscalização das emissoras.


Loudness em si é uma medida de intensidade de uma percepção subjetiva. Agora o controle dessa percepção dentro da emissora é uma questão complexa, razão pela qual o Brasil é um dos precursores na regulamentação do tema. Nenhum país tem uma legislação como a do Brasil. A lei ficou quase dez anos sem regulamentação, justamente por causa dessa dificuldade. Vendo que os Estados Unidos tinham feito a regulamentação deles, o Ministério Público achou que era a hora de estabelecê-la no país. Só que a maneira como fizeram a regulamentação aqui é mais complexa, e não há país onde as regras sejam tão rígidas. 















A Abert, a SET e engenheiros de audiovisual foram convidados a participar do grupo técnico que estabeleceu a metodologia de medição do loudness. Tratamos do assunto junto com a Anatel desde o ano passado. Foi realizado um teste piloto em rádio e TV, tanto no sistema analógico quanto no digital, na Empresa Brasileira de Comunicação, e agora aguardamos os resultados. O objetivo desses testes é verificar qual a metodologia que melhor funciona na fiscalização do loudness, se dentro das emissoras ou fora delas, por meio das atuais estações de monitoramento de radiofrequência da Agência.

As questões de medidas ainda estão sendo discutidas na Anatel, só que isso não significa que a emissora deva ficar esperando o término dessa avaliação, pois a portaria entra em vigor em 12 de julho. Essa metodologia pode ser aprovada a qualquer momento. A emissora deve , portanto, estar atenta e tomar as medidas necessárias para se adequar à regra desde agora.



É necessário adquirir um equipamento de loudness que esteja de acordo com o padrão EBU R-128-2011. Além disso, a TV deverá dispor de um técnico preparado para acompanhar todo o processo. Antes de colocar o vídeo na linha de produção, esse técnico terá de adequá-lo, fazer testes, medir o material etc. Entretanto, fazer isso com tempo nem sempre é possível. As entradas ao vivo e materiais que são entregues próximo da hora de serem veiculados são o dia-a-dia das emissoras.

                                Claudinei Martins operador de aúdio dos principais telejornais da Tv Globo São Paulo 


Claudinei Martins Tv Globo SP mesa de produção Studer Vista 8
Claudinei Martins e Ricardo Vieira
Existem equipamentos que, além de fazer a medida, oferecem outros mecanismos de controle, entretanto,nenhum deles é “mágico” e que um técnico acompanhando o processo é essencial. 


Abaixo monitor da Leader




A medição de volume de som pode ser feita em mono, estéreo e 5.1 surround. O modo de 


sonoridade inclui exibição nível momentâneo, de curto prazo e longo prazo, além de um 

display gráfico numérico mostrando a mudança na resposta de curto prazo e de longo prazo 

ao longo de uma linha de tempo de 1, 4, 10 ou 30 minutos ou 1, 2, 4 , 6, 13 ou 24 horas. 

O Loudness pode ser verificado na ARIB, ATSC ou modo EBU ou dentro dos parâmetros 

configurados pelo usuário, incluindo o tamanho do bloco, sobreposição, gating absoluto, 

gating relativa e nível de destino. Um recurso de log pode ser utilizado para gravar e 

timestamp erros detectados ou valores de intensidade de longo prazo. Estes podem ser 

capturados em intervalos de 1 segundo até a uma semana. Um módulo opcional está 

disponível para a LV5837 e LV5838 para suportar Dolby E codificação multicanal, Dolby 

Digital 5.1 e Dolby Digital Plus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário